Rover Curiosity Faz Bela Selfie Na Frente do Mont Mercou Em Marte

No início do mês de março de 2021, o rover Curiosity da NASA, começou a se aproximar de um afloramento impressionante, que os pesquisadores apelidaram de Mont Mercou, que é o nome de uma montanha na França. Com cerca de 6 metros de altura, o afloramento foi registrado em toda a sua grandeza na nova selfie, feita pelo Curiosity em Marte, bem como num par de imagens panorâmicas que nos dão uma visão 3D do afloramento. A selfie mostra o rover Curiosity em frente ao Mont Mercou, com um novo furo feito perto da amostra de rocha chamada de Nontron. Essa foi a perfuração de número 30 feita pelo rover Curiosity em solo marciano.

A ferramenta de perfuração do Curiosity, pulveriza a amostra antes de leva-la para dentro do rover onde será analisada, e onde os cientistas poderão estudar a sua composição e buscar ali mais pistas sobre o passado do planeta Marte. A área onde o rover Curiosity está explorando atualmente é uma área de transição entre a chamada unidade argilosa e a unidade rica em sulfatos, todas elas localizadas no Monte Sharp, uma montanha com 5 km de altura que fica no meio da Cratera Gale e onde o rover está subindo e explorando desde 2014. Os cientistas entendem que estudar essa zona de transição entre dois tipos dominantes de rochas é muito importante, pois será possível revelar o que aconteceu com o planeta Marte quando ele se tornou o mundo desértico que vemos hoje.

O Mont Mercou francês está localizado perto da vila de Nontron, no sudeste da França. A equipe do Curiosity escolheu apelidos relacionados com as formações de Nontron, para essa parte do Planeta Vermelho, pois os orbitadores detectaram nessa região o mineral conhecido como nontronita, um mineral argiloso que fica perto da região de Nontron. As missões na superfície de Marte, costumam dar nomes para determinadas feições para que a comunicação entre todos os membros da equipe fique facilitada, então, rochas, solos, e outras características geológicas sempre recebem apelidos.

A selfie feita pelo Curiosity é composta de 60 imagens feitas com o instrumento conhecido como Mars Hand Lens Imager, ou MAHLI, que fica no braço robótico do rover. As imagens foram adquiridas no dia 26 de março de 2021, o chamado Sol 3070 do rover em Marte, sol é a designação para um dia de trabalho em Marte que dura 24 horas e 40 minutos. Essas 60 imagens foram combinadas com 11 imagens feitas pela Mastcam que fica no mastro ou na cabeça do rover em 16 de março de 2021, ou Sol 3060, para então formar o belo mosaico e a bela selfie que vemos nesse post.

O rover Curiosity também forneceu um par de imagens panorâmicas feitas com a Mastcam em 4 de março de 2021, o Sol 3049. Para criar essa imagem panorâmica, o rover fez uma imagem a cerca de 40 metros de distância do afloramento, então caminhou para o lado e fez outra imagem à mesma distância, o rover criou então um efeito estereoscópico. Estudando o afloramento de mais de um ângulo ajuda os cientistas a entenderem melhor a ideia da geometria tridimensional das camadas sedimentares encontradas no Mont Mercou.

Além da imagem estereoscópica e da selfie, o rover Curiosity também fez um panorama em 360 graus do Mont Mercou e suas imediações, usando para isso a sua Mastcam.

Fonte:

https://www.nasa.gov/feature/jpl/nasa-s-curiosity-mars-rover-takes-selfie-with-mont-mercou

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.