Rover Curiosity da NASA Registra O Nascer de Phobos e o Pôr-do-Sol Em Marte

phobos_curiosity

observatory_150105Podemos imaginar o que uma sonda em Marte, como o rover Curiosity da NASA pode observar em sua estada no Planeta Vermelho. Enquanto nós aqui vamos levando nossas vidas, com protestos, copa das confederações, queda de presidente no Egito e tudo mais, lá num mundo distante o Curiosity nos presenteia com belas imagens.

Na última semana o rover Curiosity da NASA registrou imagens esteticamente maravilhosas que mostram a lua Phobos nascendo e o nosso Sol se pondo na paisagem marciana.

Phobos é a maior das duas pequenas luas de Marte. A outra é Deimos.

No dia 28 de Junho de 2013, que correspondeu ao Sol 317, o rover Curiosity armou sua câmera de navegação diretamente sobre sua cabeça para registrar uma série de 86 imagens enquanto Phobos nascia e subia pelo céu da noite marciana pouco depois do pôr-do-Sol.

A NASA combinou essas imagens brutas feitas durante um período de 27 minutos que foram condensadas num clipe curto acelerado.

O vídeo acima mostra Phobos, a maior das duas luas de Marte, passando sobre o rover Curiosity, numa série de imagens centrada diretamente sobre o rover e começando pouco depois do pôr-do-Sol. Phobos primeiro aparece perto da parte central inferior da imagem e move-se em direção ao topo do frame. As imagens foram feitas no dia 28 de Junho de 2013. O anel aparente é um artefato de imagem.

A lua Phobos em forma de batata mede aproximadamente 26.8 x 22.4 x 18.4 quilômetros.

Phobos orbita Marte a aproximadamente 6000 km acima da sua superfície. Em algum momento no futuro ele se chocará e queimará com o planeta.

Phobos_MRO_2008

Além desse belo registro de Phobos, no dia 22 de Junho de 2013, o rover Curiosity capturou uma evocativa série de imagens do pôr-do-Sol marciano se escondendo atrás do anel erodido da Cratera Gale.

Em 2030, os humanos poderão visitar Phobos primeiro, antes de colocarem os pés no Planeta Vermelho.

Enquanto isso, nos resta curtir as maravilhosas imagens feitas pelas sondas que estão por lá.

Curiosity-Sol-312-Sunset_Ken-Kremer

Fonte:

http://www.universetoday.com/103247/curiosity-captures-phobos-rising-movie-and-sun-setting-on-mars/

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.