Rover Curiosity da NASA Inspeciona o Arenito Windjana em Marte

pia18086_sol609-lncam_0


observatory_150105Essa imagem feita com a Navigation Camera (Navcam) do rover Curiosity da NASA em Marte mostra um pedaço de um arenito que a equipe do rover selecionou como alvo para uma análise mais detalhada e para possivelmente ser perfurada, e que recebeu no nome de “Windjana”. O alvo está numa rocha de aproximadamente 60 centímetros de largura, que pode ser visto na metade direita da imagem.

O olho esquerdo da Navcam fez essa imagem durante o dia de trabalho em solo marciano, número 609, ou sol 609, que corresponde a 23 de Abril de 2014. O nome da câmera está escrito numa cobertura do braço robótico, aqui visto na frente do veículo.

O nome do arenito alvo é informal e vem de Windjana Gorge, no oeste da Austrália. Se esse alvo apresentar os critérios necessários estipulados pela equipe de engenheiros e de cientistas, ele poderá se tornar a terceira rocha perfurada da missão e a primeira rocha perfurada a não ser um argilito. A rocha está dentro de um ponto denominado de Kimberley, onde afloramentos de arenitos com diferentes resistências à erosão do vento resultam em um padrão de camadas em escadas. O Windjana está dentro do que a equipe chama de unidade intermediária, pois ela numa posição intermediária numa área em que as rochas apresentam um padrão de estrias.

Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia, em Pasadena, gerencia o Mars Science Laboratory Project para o Science Mission Directorate da NASA, em Washington. O JPL desenhou e construiu o rover Curiosity do Projeto e a Navcam do rover.

Fonte:

http://www.nasa.gov/jpl/msl/pia18086b/#.U18LG_ldXzg


alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.