fbpx

Rover Curiosity da NASA Envia Um Belo Cartão Postal Para a Terra

Uma interpretação artística da vista do Curiosity no alto de uma montanha marciana foi criada por membros da equipe da missão que ficaram impressionados com a paisagem arrebatadora.

O rover Curiosity da NASA capturou uma imagem notável de sua posição mais recente no lado do Monte Sharp de Marte. A equipe da missão ficou tão inspirada pela beleza da paisagem que combinou duas versões das imagens em preto e branco de diferentes momentos do dia e adicionou cores para criar um raro cartão postal do Planeta Vermelho.

O Curiosity captura uma visão de 360 ​​graus de seus arredores com suas câmeras de navegação em preto e branco cada vez que ele conclui um passeio. Para tornar o panorama resultante mais fácil de enviar para a Terra, o rover o mantém em um formato compactado de baixa qualidade. Mas quando a equipe do rover viu a vista do ponto de parada mais recente do Curiosity, a cena era bonita demais para não capturá-la na mais alta qualidade que as câmeras de navegação são capazes.

Muitos dos panoramas mais impressionantes do rover são do instrumento Mastcam colorido , que tem resolução muito maior do que as câmeras de navegação. É por isso que a equipe adicionou cores próprias a esta imagem mais recente. Os tons de azul, laranja e verde não são o que o olho humano veria; em vez disso, eles representam a cena vista em diferentes horas do dia.

Em 16 de novembro de 2021 (no dia de trabalho número  3.299 em Marte, ou sol, da missão), os engenheiros comandaram o Curiosity para tomar dois conjuntos de mosaicos, ou imagens compostas, capturando a cena às 8:30 da manhã e novamente às 4:10 hora local de Marte. As duas horas do dia proporcionavam condições de iluminação contrastantes que destacavam uma variedade de detalhes da paisagem. A equipe então combinou as duas cenas em uma recriação artística que inclui elementos da cena da manhã em azul, a cena da tarde em laranja e uma combinação de ambas em verde.

No centro da imagem está a vista do Monte Sharp, a montanha de 5 quilômetros de altura que o Curiosity subiu desde 2014. Colinas arredondadas podem ser vistas à distância, no centro-direito; o rover Curiosity percebeu isso de perto em julho, quando o rover começou a notar mudanças intrigantes na paisagem . Um campo de ondulações de areia conhecido como “Sands of Forvie” se estende de 400 a 800 metros de distância.

Na extremidade direita do panorama está a escarpada “ Montanha Rafael Navarro ”, que deve seu nome a um cientista da equipe Curiosity que faleceu no início deste ano. Por trás dele está a parte superior do Monte Sharp, bem acima da área que o Curiosity está explorando. Mount Sharp fica dentro da cratera Gale, uma bacia de 96 milhas de largura (154 quilômetros de largura) formada por um impacto antigo; A borda distante da cratera Gale tem 7.500 pés de altura (2,3 quilômetros) e é visível no horizonte a cerca de 18 a 25 milhas de distância (30 a 40 quilômetros).

A missão Curiosity é liderada pelo Jet Propulsion Laboratory da NASA, que é administrado pela Caltech em Pasadena, Califórnia.

Para maiores informações:

https://mars.nasa.gov/msl/home/

e

https://www.nasa.gov/mission_pages/msl/index.html

Fonte:

https://www.nasa.gov/feature/jpl/nasa-s-curiosity-rover-sends-a-picture-postcard-from-mars

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo