fbpx
29 de fevereiro de 2024

Rochas Recentemente Encontradas no Marrocos Vieram de Marte


Cientistas procurando por amostras que retornaram de Marte têm um prêmio de consolação – rochas encontradas recentemente no Marrocos são pedaços recém-chegados do nosso planeta vizinho.

As rochas são raras, não só porque vieram de Marte – dos  cerca de 24.000 meteoritos que foram descobertos na Terra, apenas cerca de 34 são oriundos do planeta vermelho, diz a NASA – mas também pelo fato de terem acabado de chegar.

Os cientistas acreditam que essas rochas chegaram até a Terra em uma chuva de meteoritos em julho de 2011. Elas foram recuperadas no Marrocos, em dezembro.

A maior das 15 pedras pesa mais de 2 quilos. O valor estimado dessas “pedras” é de 10 vezes o valor do ouro.

A imagem acima foi cedida pela Universidade Estadual do Arizona e mostra uma amostra de um meteorito de 349 gramas proveniente de Marte e recém descoberto. Esse meteorito recebeu o nome de Tissint. O crédito da foto é de Laurence Garvie / ASU. 

Fonte:

http://news.discovery.com/space/rocks-found-in-morocco-came-from-mars-120118.html


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo