fbpx

Rocha Gagarin em Marte é Examinada Pela Sonda Opportunity em 2005

A sonda robô de exploração de Marte, a Mars Exploration Rover Opportunity usou sua ferramenta abrasiva de rochas para examinar o pedaço de rocha informalmente chamado de Gagarin, durante os dias 401 e 402, ou sols de sua missão em Marte (10 e 11 de Março de 2005). Essa imagem em cor falsa mostra a marca circular criada quando a ferramenta expôs o interior da rocha Gagarin no alvo chamado Yuri. O círculo tem aproximadamente 4.5 centímetros de diâmetro. A rocha Gagarin se localiza na borda de uma pequena cratera altamente erodida chamada informalmente de Vostok, a sonda que levou Yuri Gagarin ao espaço em 12 de Abril de 1961.

Essa imagem combina exposições feitas através de três diferentes filtros da câmera panorâmica da Opportunity no sol 405 (14 de Março de 2005). A imagem é apresentada em cor falsa para enfatizar as diferenças entre os materiais presentes na rocha e no solo.

As duas imagens abaixo mostram o contexto da área onde se localiza a cratera Vostok em Marte.


Fonte:

http://photojournal.jpl.nasa.gov/catalog/PIA13984

 

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .