fbpx

Rio Colorado – A Água Preciosa do Oeste Americano

Sete estados do oeste americano e uma porção do México depende da água do Rio Colorado para a agricultura, a indústria e para o uso doméstico. Nenhum outro grande rio dos EUA é tão depletado pelo consumo humano. De fato, o Rio Colorado não tem fluido até o Golfo da Califórnia (o Mar de Cortez) por duas décadas. Antes de alcançar o delta, o rio fica seco.

O chamado The Colorado River Compact de 1922 especifica          quanta água pode ser usada por cada estado e pelo México. Infelizmente, os termos do Compact foram baseados no fluxo do rio durante 30 anos, um período de descarga anomalamente abundante do rio. A represa localizada além do Glen Canyon Dam e Hoover Dam ajuda a suprir água nos anos de seca. Mas se o estoque nos reservatórios cai abaixo de um nível estabelecido, o que quase aconteceu no início de 2010, o Compact também especifica como os estados devem cortar o uso de água. Essa estação mostrada na imagem acima perto de Phantom Ranch no Grand Canyon é um dos locais onde o fluxo do rio é monitorado de perto. Um cabo através do rio carrega um instrumento através do qual os hidrologistas podem mergulhá-lo na água medindo uma grande variedade de parâmetros incluindo a altura e a velocidade da água.

Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2012/06/precious-water-for-the-southwestern-us.html

 

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .