fbpx

Revelado Rover Marciano da ESA Que Irá Procurar Vida No Planeta Vermelho em 2018

rover_esa_01


observatory_150105Parece uma gigantesca caixa de areia, onde crianças poderiam estar brincando tranquilamente, mas ao olhar a imagem acima, pode-se notar que a areia é avermelhada e os brinquedos espalhados na areia, são na verdade protótipos caríssimos desenhados por cientistas para enfrentar o rigor de se pousar e explorar o planeta Marte.

O rover marciano europeu, foi revelado nessa quinta-feira, dia 27 de Março de 2014, no chamado Mars Yard, um local de teste na Inglaterra, esse rover foi desenvolvido para perfurar o solo marciano em busca de vida. Ele foi chamado de Bryan pelos seus criadores – as versões anteriores eram chamadas de Bridget e Bruno.

rover_esa_02


O plano é desenvolver um veículo robô autônomo que pode ser lançado em 2018 como parte do programa ExoMars da Agência Espacial Europeia, a ESA, um plano ambicioso que começa em 2016 com o lançamento de um módulo orbital para Marte e um módulo de pouso de demonstração.

O objetivo é trazer amostras de Marte para a Terra até 2020.

rover_esa_03


Os rovers estão sendo desenvolvidos nas dependências da Airbus Defense and Space e serão capazes de perfurar o solo, recolher amostras e coloca-las dentro de um laboratório a bordo do veículo. A informação pode então ser enviada para a Terra.

As transmissões de dados poderiam até mesmo conter a prova de que organismos vivos em Marte foram encontrados, disse Abbie Hutty, uma engenheira responsável por ajudar a desenvolver o rover. A ferramenta de perfuração do rover está sendo desenvolvida para penetrar dois metros no solo marciano, e assim pesquisar uma área que é livre da radiação e que pode conter depósitos de água.

rover_esa_04


“Se existiu vida em Marte, é ali que podemos ter a esperança de encontrar”, disse ela.

O rover estará em comunicação com os controladores em Terra, duas vezes ao dia e será capaz de usar as informações transmitidas para navegar a um novo destino em solo marciano. Será um sistema de navegação complexo que utilizará um par de câmeras montado no mastro principal do rover. Essas câmeras irão mapear a rota de navegação mais rápida e mais segura, determinando que rochas o rover terá que manipular e quais ele terá que evitar.

rover_esa_05


Mas o rover não andará rápido, sua velocidade máxima será de 70 metros por dia.

E aí o que acham dessa iniciativa e da carinha desse novo explorador marciano? Deixem nos comentários suas impressões.

rover_esa_06


Fonte:

http://news.yahoo.com/2018-mission-mars-rover-prototype-unveiled-uk-173611943.html

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo