Retrato de Família Completo – Caronte e as Pequenas Luas de Plutão

PlutoMoons_NewHorizons_1080

Como são as luas de Plutão? Antes de uma década atrás, somente a maior lua, Caronte era conhecida, mas nunca havia sido imageada. Enquanto a sonda New Horizons era preparada e lançada, outra luas foram identificadas nas imagens do Hubble, mas permaneciam ainda como somente pontos de luz. Finalmente, em Julho de 2015, a sonda New Horizons passou por Plutão e fotografou Plutão e Caronte em detalhe, e fez as melhores imagens de Styx, Nyx, Hydra e Cérberos. A imagem acima mostra os resultados, cada lua sendo vista com sua forma distinta e com sua complexidade. Apesar das imagens não serem de altíssima resolução, elas são provavelmente as melhores disponíveis para a humanidade por algum tempo. Isso porque essas luas são tão pequenas e tão distantes que mesmo os maiores telescópios em Terra não poderão resolvê-las e por não existir nenhuma nova missão para esse sistema realmente intrigante.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap151026.html

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.