fbpx

Renascimento de Estruturas na Lua

Kipuka é uma palavra adorável que dificilmente é ouvida por alguém a não ser que você viva no Havaí. Uma kipuka é uma parte alta remanescente de um terreno anterior circundado por fluxos de lava. A imagem acima registra um clássico exemplo de uma kipuka lunar, esse terreno na Lua se ergue aproximadamente a 500 metros acima num raio de 40 km, e é cortado pela ranhura Opelt na borda dos mares Cognitum e Nubium. Com resolução mais baixa não existe muita diferença entre essa parte mais elevada e o terreno ao redor, de modo que isso pode ser um grande domo. Mas na imagem acima e em imagens da sonda LRO fica claro que esse terreno mais elevado é mais fraturado e mais esburacado com pequenas crateras. Ele não é formado do mesmo material, ele é mais velho. O fato desse terreno mais elevado ser cortado por fraturas sugere que essa elevação pode ter sido o resultado da estrutura ter quase formado um domo quando ela era mais jovem. Atualmente esse terreno elevado é uma kipuka, mas que pode em algum momento no passado ter sido um domo.

Na Terra você pode encontrar exemplos dessas feições, a imagem abaixo mostra um fluxo de lava jovem na região da Etiopia. Parte dele parece muito com a kipuka descrita para a Lua acima.

Fonte:

https://lpod.wikispaces.com/April+11%2C+2012

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.