Imagem da Cassini Mostra O Satélite Reia na Frente do Satélite de Titã no Sistema de Saturno

As crateras aparecem muito bem definidas no congelado satélite Reia em frente do disco nublado da lua muito maior, Titã, nessa imagem feita pela sonda Cassini dessas duas luas de Saturno.

O terreno iluminado visto nessa imagem é o hemisfério principal de Reia e Titã. O norte nas luas está para cima e rotacionado de 13 graus. O limbo, ou a borda do disco visível de Reia é levemente superexposto nessa imagem .

A imagem acima foi feita com o filtro verde da luz visível da câmera de ângulo restrito da sonda Cassini no dia 10 de Dezembro de 2011. A imagem foi adquirida a uma distância aproximadamente 2 milhões de quilômetros de Titã com o conjunto Sol-Titã-Cassini em fase com ângulo de 109 graus. Enquanto isso a sonda estava a uma distância de 1.3 milhões de quilômetros de Reia com o conjunto Sol-Reia-Cassini formando o mesmo ângulo de 109 graus. A escala da imagem é de 12 km por pixel em Titã e de 8 km por pixel em Reia.

Fonte:

http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_2174.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.