Registrando a Passagem de Mercúrio Em Frente ao Sol

Você consegue identificar o planeta nas imagens acima? O diminuto disco de Mercúrio, o planeta mais interno e consequentemente o mais próximo do Sol, gastou cerca de cinco horas cruzando o enorme disco do Sol em 2003. O Sol estava acima do horizonte durante todo esse trânsito na Europa, África, Ásia ou Austrália, mas no caso da sonda SOHO que faz imagens contínuas do Sol, o horizonte com certeza não era um problema. Visto como uma mancha escura, Mercúrio progride da esquerda para a direita (do painel superior para o inferior) nessas quatro imagens feitas pela câmera do extremo ultravioleta da sonda SOHO. As cores falsas dos painéis correspondem aos diferentes comprimentos de onda do ultravioleta extremo que têm por objetivo destacarem regiões visíveis da superfície do Sol. Esse foi o primeiro dos 14 trânsitos de Mercúrio que ocorrerão durante o século 21. Tudo isso é um preparativo para o evento da próxima semana, que acontecerá nos dias 5/6 de Junho de 2012 (terça/quarta) dependendo de onde você esteja no planeta Terra. Nesse dia um evento muito mais fácil de se ver, porém muito mais raro irá presentear os observadores da Terra, um trânsito de Vênus através do disco solar.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap120527.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.