As Regiões Que Vivem Em Sombra Permanente No Polo Sul de Mercúrio

A imagem de radar de mais alta resolução da região polar sul de Mercúrio foi feita pelo Observatório de Arecibo e é mostrada em branco nas imagens orbitais da sonda MESSENGER que são coloridas de acordo com a fração de tempo que determinada parte da superfície é iluminada. Áreas que ficam permanentemente nas sombras são mostradas em preto no mapa de iluminação. As chamadas feições brilhantes de radar na imagem do Arecibo são colocalizadas com áreas mapeadas como as áreas de sombra permanente, de modo consistente com a proposta de que os materiais brilhantes ao radar contém gelo de água. Essa imagem é mostrada em projeção estereográfica polar com as marcas de 5? de latitude e de 30? de longitude indicadas e com o ponto 0? de longitude no topo da imagem. A grande cratera localizada perto do polo sul de Mercúrio é a Chao Meng-Fu e tem um diâmetro de 180 km.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=789

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.