A Região de Galaxies Fossae em Marte

A imagem acima foi feita pelo instrumento THEMIS da sonda Mars Odyssey Orbiter e mostra a Galaxies Fossae em Marte, uma longa falha com 400 km de comprimento que atravessa a região de Utopia Planitia. Acredita-se que a Galaxies Fossae foi criada por uma lava que forçou sua passagem em uma pequena fratura vertical na crosta e que a expandiu.

A falha que originou a Galaxies Fossae provavelmente foi criada pelo crescimento dos Elysium Vulcanoes. Nesse subsolo, uma pequena corrente de rocha derretida forçou sua passagem, fazendo com que a falha ficasse mais larga e trazendo assim rocha quente mais perto da superfície. Essa rocha quente então encontrou o solo que era saturado com água e gelo. A rocha quente fez com que o gelo derretesse e isso fez com que o solo entrasse em colapso.

Fonte:

http://www.marstravel.org/2012/03/mars-photo-of-day-mar-17-2012.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.