Região Ativa do Sol Continua Emitindo Flares Intensas

O Sol emitiu uma flare de nível médio classificada como M8.1 no dia 8 de Setembro de 2017. A flare teve seu pico às 4:49 hora de Brasília. Essa é sexta flare de tamanho razoável emitida por uma mesma região ativa do Sol, desde o dia 4 de Setembro de 2017.

Para ver como esse evento pode afetar a Terra, visite o Space Weather Prediction center do NOAA, no link:

http://spaceweather.gov/

A flares de classe M tem um décimo do tamanho das flares mais intensas, as de classe X. O número depois da classe fornece informações sobre a intensidade. Uma M2 é duas vezes mais intensa que uma M1, uma M3 é três vezes mais intensa, e assim sucessivamente.

No dia 7 de Setembro de 2017, o Sol emitiu duas flares de tamanho considerável.

A primeira foi uma M7.3 que teve seu pico às 7:15 hora de Brasília, e a segunda uma X1.3 que teve seu pico às 11:36 hora de Brasília.

Fonte:

https://www.nasa.gov/feature/goddard/2017/active-region-on-sun-continues-to-emits-solar-flares

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.