fbpx
25 de fevereiro de 2024

Reflexões Fantasmagóricas nas Plêiades

A imagem aqui reproduzida mostra uma nuvem interestelar negra de passagem por Merope, uma das estrelas mais brilhantes localizadas no aglomerado estelar das Plêiades. Como uma tocha que ilumina as paredes escuras de uma caverna, a luz gerada pela estrela é refletida na nuvem de gás frio e poeira.

À medida que a nebulosa se aproxima de Merope, o forte brilho da estrela na poeira desacelera as partículas de poeira. A nebulosa se move através do aglomerado a uma velocidade relativa de 11 km/s.

O Telescópio Espacial Hubble capturou essa imagem que mostra finos rebentos de uma nuvem negra interestelar sendo destruída pela sua passagem por uma das mais brilhantes estrelas das Plêiades. Devido a esse efeito de refletir a luz gerada pela estrela essa nebulosa é conhecida como sendo do tipo nebulosa de reflexão.

Fonte:

http://spacefellowship.com/news/art20041/picture-of-the-day-ghostly-reflections-in-the-pleiades.html

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo