Redemoinho de Poeira Com 20 Km de Altura É Registrado Em Marte

Um redemoinho de poeira marciano com aproximadamente 20 quilômetros de altura foi registrado rodopiando ao longo da região conhecida como Amazonis Planitia na parte norte de Marte no dia 14 de Março de 2012. Esse redemoinho foi registrado pela câmera High Resolution Imaging Science Experiment (HiRISE) que viaja na órbita de Marte a bordo da sonda Mars Reconnaissance Orbiter. Apesar da sua altura a pluma de poeira tem pouco mais de 70 metros de largura.

Os redemoinhos de poeira ocorrem tanto em Marte como na Terra. Os redemoinhos são na verdade colunas de ar em rotação, e que são visíveis devido à poeira que puxam do solo. Diferente de um tornado, um redemoinho normalmente se forma num dia claro quando o solo está aquecido pelo Sol, aquecendo o ar localizado pouco acima do solo. À medida que o ar aquecido perto da superfície se ergue rapidamente através de um pequeno de ar mais frio acima dele, o ar pode começar a girar, se as condições forem favoráveis.

A imagem desse redemoinho foi feita durante o final da primavera no hemisfério norte, duas semanas antes do solstício de verão para o hemisfério norte, uma época do ano em que o solo nas latitudes norte intermediárias está sendo aquecido de forma mais intensa pelo Sol.

A sonda Mars Reconnaissance Orbiter tem examinado o Planeta Vermelho com seis instrumentos científicos desde 2006. Agora numa missão estendida, o módulo orbital continua a fornecer ideias sobre os antigos ambientes do planta e como os processos como o vento, os impactos de meteoritos e o congelamento sazonal continua a afetar a superfície marciana hoje em dia. Essa missão já retornou para a Terra mais dados sobre Marte do que todas as outras missões orbitais ao Planeta Vermelho combinadas.

Mais de 21700 imagens feitas pela câmera HiRISE estão disponíveis para serem visualizadas no site da equipe do instrumento na internet, no endereço: http://hirise.lpl.arizona.edu. Cada observação feita por essa câmera telescópica cobre alguns quilômetros quadrados de área e podem revelar feições do tamanho de uma mesa.

A câmera HiRISE é operada pela Universidade do Arizona em Tucson. O instrumento foi construído pela empresa Ball Aerospace & Technologies Corp. em Boulder no Colorado. O projeto da sonda Mars Reconnaissance Orbiter e dos Mars Exploration Rover são administrados pelo Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em Pasadena na Califórnia, para o Science Mission Directorate da NASA em Washington. O JPL é uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia em Pasadena. A empresa Lockheed Martin Space Systems, de Denver construiu o módulo orbital.

Fonte:

http://www.nasa.gov/mission_pages/MRO/news/mro20120404.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.