fbpx

Raro Halo Solar na Forma de V É Registrado Sobre a Flórida

doublev


observatory_150105No final do dia de ação de graças o Sol se punha sobre Sumterville, Flórida, e Paula Phillips fez uma pausa na sua ceia, saiu na varanda e viu algo estranho no céu – um par de Vs luminosos no crepúsculo.

“Eu nunca tinha visto nada como isso antes”, disse Phillips. “Eu fotografei o fenômeno com uma câmera simples”.

Esses Vs, na verdade são halos solares, causados pela luz do Sol, brilhando através dos cristais de gelo. O especialista em óptica atmosférica Les Cowley, explica o fenômeno.

“Os dois halos em forma de Vs, um raro e um comum, mudam de forma dramaticamente enquanto o Sol escala o céu”, disse ele. “Perto do nascer ou do pôr-do-Sol é a única hora para registrá-los dessa maneira. O V inferior é um arco tangente superior gerado a partir de prismas de gelo horizontais hexagonais. O superior é um raro Arco de Parry gerado a partir de cristais similares que, estranhamente são fixados de modo que duas faces de prismas sempre sejam horizontais. Na imagem completa, abaixo, nós podemos ver também um traço do halo de 22 graus se esticando para cima, desde o Sol, como um Pilar Solar”.

“Eu estranhei de tê-los vistos na Flórida!”, continua Phillips. Mesmo na Flórida existem cristais de gelo. A atmosfera entre 5 e 10 km acima do Sunchine State é sempre fria o suficiente para que a água congele.

“Flórida e outros lugares quentes sempre possuem muitos halos – alguns deles sendo muito raros”, disse Cowley. “Procure-os em qualquer lugar, tanto no inverno como no verão”.

doublev_II


Fonte:

http://spaceweathergallery.com/indiv_upload.php?upload_id=90478

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo