O Raro Fenômeno Conhecido Como Jato Azul É Regsitrado na Parte Central de Michigan

A foto acima mostra um raro jato azul visível sendo emanado de uma distante nuvem de tempestade observado sobre a cidade de Elsie no Michigan. O jato azul nada mais é do que um jato apagado de cor azulada ou um faixo de luz que pode ser visto logo acima da árvore no lado direito do celeiro. A tempestade também foi fotografada pela testemunha que registrou esse fenômeno e estava a aproximadamente 50 km ao norte da propriedade mostrada acima. No momento o fotógrafo não tinha percebido que ele havia capturado o jato azul até que ele trabalhou nos registros feitos alguns meses depois. Ele então contatou o Dr. Walter Lyons no FMA Research que confirmou que esse era mesmo um raro registro de um jato azul feito desde a terra, já que a maioria dos registros e observações são feitas desde aviões.

Os jatos azuis são um tipo de fenômeno de alta altitude. Esses jatos são ejeções ópticas ocorridas no topo de núcleos eletricamente ativos em tempestades. Após emergirem do topo de uma tempestade, eles são observados como se estivessem propagando para cima em cones estreitos de aproximadamente 15 graus a uma velocidade de 100 km/s. Normalmente eles desaparecem da vista em alturas entre 40 e 50 km.

A foto acima foi feita às 11:41:01 p.m., hora local, no dia 15 de Junho de 2008. A foto foi feita pois o fotógrafo estava registrando sua plantação de milho com a Lua iluminando a cena. A câmera estava apontada para norte, levemente desviada para leste. A constelação da Cassiopeia localiza-se logo acima da árvore e à esquerda do jato azul.

Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2012/05/blue-jet-observed-over-central-michigan.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.