Raro e Magnífico Arco Infralateral É Registrado nos Alpes

arco_infralateral_01

observatory_150105Um magnífico e raro arco infralateral aparentemente paira sobre um vale dos alpes. Willem Koppenol fez essa imagem como parte de um halo de poeira diamante mais largo fotografado anteriormente e mostrado abaixo.

arco_infralateral_02

Olhe com cuidado para a esquerda para ver a coloração apagada. Peter Paul Hattinga Verschure isso e identificou como um arco supralateral. Um brilhante exemplo desse par também é mostrado abaixo.

arco_infralateral_03

Arcos infralaterais são os primos dos arcos supralaterais, suas cores brilham duas vezes mais distante do Sol do que o halo de 22 graus.

Ambos são produzidos pelos raios de Sol que passam através dos cristais de gelo colunares hexagonais orientados pela força aerodinâmica de modo que o seu eixo maior fique quase que na horizontal.

arco_infralateral_04

O arco infralateral resulta de raios que entram na face terminal hexagonal quase vertical e deixam o cristal através da face lateral.

O arco é fortemente colorido com as tonalidades vastamente dispersadas pela refração que é um efeito que ocorre através do prisma de 90 graus.

Uma seção bem apagada de um arco supralateral é mostrada nas imagens a esquerda do arco infralateral, e tem uma passagem de raio reversa. Os raios entram por uma face lateral e deixam o cristal através de uma face quase vertical.

arco_infralateral_05

Fonte:

http://atoptics.co.uk/fz893.htm

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo