Raro Círculo Parélico Completo É Registrado Sobre o Mar Morto

parelico_completo


observatory_1501054Será essa a imagem de um portal para outra dimensão? Não, pelo menos por enquanto.

A imagem acima na verdade mostra um fenômeno óptico atmosférico conhecido como Círculo Parélico. Uma faixa realmente branca e fria no céu que somente aparece quando o Sol está na mesma altura que está o horizonte. Essa foto mostra um raro Círculo Parélico de 22 graus e foi feita sobre o Mar Morto.

Milhões de cristais de gelo refletem o Sol com suas faces verticais para criar esse efeito espelhado ao redor de todo o céu.

Essa imagem é rara, pois na maior parte das vezes somente fragmentos desse círculo são observados, normalmente se estendendo desde os parélios nas direções para longe do Sol. Quando você ver essas longas caudas é melhor checar com cuidado tudo ao redor do céu, pois o círculo parélico sem cor pode num primeiro momento ser difícil de distinguir de uma nuvem.


Fonte:

https://plus.google.com/u/0/photos/103394595381586728936/albums/5910553822688983457

alma_modificado_rodape1053

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.