fbpx

Raras Nuvens Nacaradas São Observadas Sobre a Tierra del Fuego, Argentina

nacaradas_01

observatory_150105No dia 24 de Julho de 2013, aproximadamente uma hora depois do pôr-do-Sol, Gerardo Connon da cidade de Rio Grande na Tierra del Fuego, na Argentina, saiu para fora de casa e testemunhou uma rara aparição das chamadas nuvens nacaradas. A aparição colorida dessas nuvens foi tão brilhante quanto as luzes da cidade como pode ser visto nas imagens desse post.

nacaradas_02

Essas nuvens, também conhecidas como nuvens mães de pérolas, se formam na estratosfera acima do reino usual de onde os eventos climáticos ocorrem. Elas difíceis de serem observadas, mas quando são vistas, os relatos normalmente veem das partes do extremo norte do nosso planeta. Essa aparição na Tierra del Fuego, no extremo sul do planeta é algo ainda mais raro.

O especialista em óptica atmosférica Les Cowley explica as condições necessárias para que esse tipo de nuvem seja criada: “Pegue uma estratosfera inferior, entre 15 e 25 km de altura incomumente fria, use algumas ondas de gravidade geradas pelos altos ventos e tempestades na troposfera, misture um pouco de vapor d’água e pronto! Você tem essas nuvens feitas de pequenos cristais de gelo brilhando depois do pôr-do-Sol com cores iridescentes brilhantes inesquecíveis”.

nacaradas_03

“As condições especiais necessárias para a aparição dessas nuvens, fazem das nacaradas aparições raras e concentradas nas altas latitudes. A Escandinávia, a Islândia, e o norte do Canadá são os locais favoritos para observá-las. Observá-las no hemisfério sul é algo ainda mais raro pois no extremo sul do nosso planeta temos pouca terra para contribuir com os ingredientes necessários, exceto na Antártica”.

nacaradas_04

Fonte:

http://spaceweather.com/gallery/indiv_upload.php?upload_id=84772

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo