Ranqueando os Exoplanetas De Acordo Com A Sua Habilidade Para Suportar a Vida

kepler186f_artistconcept_0_0


observatory_150105Até o momento, 1780 planetas têm sido confirmados fora do Sistema Solar. Mas quantos deles potencialmente poderiam suportar a vida? A National Geographic compilou os planetas descobertos em um gráfico, organizando-os pela massa e pela temperatura, que são dois dos principais fatores limitantes para que eles potencialmente suportem a vida. A temperatura tem que estar dentro de um intervalo que pode manter a água presente no estado líquido, e a massa precisa estar dentro de um intervalo que suporte uma atmosfera sustentável.

De todos os 1780 exoplanetas, 16 deles têm as condições corretas para suportar a vida. Considerando que o universo é extremamente vasto, é muito provável que muitos outros planetas serão descobertos com o passar do tempo, mas essa é uma figura inicial muito encorajadora. O exoplaneta recém-descoberto Kepler-186f, o primeiro exoplaneta confirmado do tamanho da Terra a orbitar a zona habitável, já foi incluído nessa lista.

A imagem abaixo mostra o gráfico. Uma versão interativa está disponível no site da National Geographic (http://news.nationalgeographic.com/news/2014/04/140417-exoplanet-interactive/#close-modal).

grafico_exoplanetas


Fonte:

http://www.iflscience.com/space/ranking-exoplanets-their-ability-support-life

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo