Os Raios Brilhantes da Cratera Xiao Zhao em Mercúrio

Na imagem acima os raios brilhantes da cratera Xia Zhao, dominam a cena. Esses raios indicam que a Xia Zhao é uma cratera relativamente jovem. A cratera Eastman pode ser vista a sudoeste da Xia Zhao. Os oito filtros coloridos diferentes  da câmera WAC da sonda MESSENGER são usados para criar o mapa base colorido e possuem comprimentos de onda centrais de 430, 480, 560, 630, 750, 830, 900 e 1000 nm. As imagens adquiridas através desses filtros de banda estreita são combinadas para criar imagens coloridas que acentuam as diferenças de cor na superfície de Mercúrio. Como um exemplo, essa imagem foi criada usando três imagens adquiridas como parte do mapa base colorido com os comprimentos de onda centrais de 1000, 750 e 430 nm mostrados respetivamente em vermelho, verde e azul. Essa combinação particular permite a visualização de detalhes alguns dos quais são invisíveis aos olhos humanos.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=753

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.