Raios Atingem Locais Próximos à Plataforma de Lançamento da STS-135

Um par de raios atingiu um local próximo à plataforma de lançamento Launch Pad 39A no Centro Espacial Kennedy da NASA no dia 7 de Julho de 2011 às 13:31 e 13:40 hora de Brasília. O primeiro raio atingiu o solo a 515 pés da plataforma e o segundo atingiu uma praia a nordeste da plataforma. Os dados iniciais indicam que nada aconteceu com o conjunto do Atlantis, do Tanque Externo, dos Foguetes Sólidos Laterais, dos Motores Principais do Ônibus Espacial ou com o Equipamento de Apoio Terrestre. O vídeo acima mostra o momento em que o raio atinge o local. Uma tempestade ameaça o lançamento de amanhã do Atlantis, para cumprir a STS-135, a última missão da história do programa de ônibus espacial da NASA.

Fonte:

http://www.nasa.gov/multimedia/videogallery/index.html?media_id=100124021

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.