fbpx

Raios Anticrepusculares São Fotografados Sobre o Wyoming

O que está acontecendo sobre o horizonte nessa foto? Embora a cena possa parecer algo sobrenatural, não está acontecendo nada mais do que o Sol se pondo e algumas nuvens bem colocadas. A imagem acima mostra raios anticrepusculares. Para entendê-los, podemos começar entendendo os raios crepusculares que são vistos a qualquer momento em que a luz do Sol flui através de nuvens espalhadas. Agora, embora, a luz do Sol viaje ao longo de linhas retas, as projeções dessas linhas no céu esférico são grandes círculos. Assim, os raios crepusculares do Sol se pondo ou nascendo aparecerão convergindo novamente no outro lado do céu. No ponto antissolar, a 180 graus do Sol, eles são chamados de raios anticrepusculares. A imagem acima mostra um belo exemplo de raios anticrepusculares fotografados em Janeiro de 2012 perto de Cheyene no estado norte-americano do Wyoming.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap120221.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.