Raio Anticrepuscular Iluminado É Registrado Apontando Para a Lua Minguante nos Céus do Texas

raio_anticrepuscular_lua_minguante


observatory_1501054A foto acima mostra um raio anticrepuscular apontando diretamente para a Lua minguante. Essa foto foi feita logo depois do pôr-do-Sol na cidade de Frisco, no Texas. Esse raio brilhante se assemelha a um cometa gigante cruzando o céu. Raios anticrepusculares são visto no lado oposto do céu de onde o Sol está se pondo ou nascendo. Como os raios crepusculares eles também se abrem em leque para fora do horizonte. Você pode afirmar que o raio acima é um raio anticrepuscular e não um raio crepuscular pois a Lua está na sua fase minguante – já alta no céu leste no pôr-do-Sol. Pode-se notar ainda na imagem outras raios anticrepusuculares ainda mais sútis. A foto acima foi feita no dia 18 de Julho de 2013.

Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2013/09/sunlit-anticrepuscular-ray-and-gibbous-moon.html


alma_modificado_rodape1053

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.