Rádio Telescópios Capturam Melhor Imagem Já Feita de Jatos de Um Buraco Negro

A Centaurus A é uma gigantesca galáxia elíptica localizada a aproximadamente 12 milhões de anos-luz de distância da Terra. Imagens de rádio e de raios-X revelam feições associadas com jatos que estão emanando próximo do buraco negro central supermassivo da galáxia, que tem uma massa de aproximadamente 55 milhões de sóis. Agora, o projeto TANAMI tem fornecido as melhores imagens já feitas desses jatos. Na imagem de rádio do núcleo da galáxia, o buraco negro é invisível mas os jatos se mostram em grande detalhe. Feições menores que 15 anos-luz de comprimento podem ser resolvidas. Os poderosos jatos alimentam vastos lobos de gás que emana radiação em rádio que chega muito além da parte visível da galáxia.

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.