fbpx

Radar da Sonda Cassini Observa em Detalhe Cratera Menrva em Titã

A imagem acima foi criada combinando dois diferentes tipos de imagens de radar da sonda Cassini da NASA, e revela mais detalhes da cratera Menrva de Titã (à esquerda) e de suas imediações do que uma simples imagem poderia revelar.

Centrada em 20 graus norte de latitude e 77 graus oeste de longitude em Titã, a imagem é uma sobreposição de duas imagens feitas com o radar de abertura sintética (SAR), produzidas pelo Titan Radar Mapper da sonda Cassini. A imagem mais estreita, na forma de arco que corta a imagem da esquerda para a direita foi adquirida em 26 de Março de 2007, a imagem que compõem o plano de fundo foi adquirida no dia 21 de Junho de 2011, usando uma técnica denominada de HiSAR. Essa técnica foi desenvolvida pelos engenheiros de radar para que pudessem levar vantagem do tempo de observação quando a Cassini não estivesse próxima o suficiente de Titã para permitir a operação normal do radar.

A técnica HiSAR que significa High Altitude Synthetic Aperture Radar, usa somente o feixe central do radar  com o radar em modo de baixa resolução, fazendo com que a imagem obtida pelo radar seja equivalente a uma imagem obtida por uma câmera de ângulo aberto. A técnica HiSAR também permite produzir imagens quando a intensidade do sinal é baixa devido a extrema distância  ou ao pobre ângulo de visão. Embora a técnica HiSAR não produza imagens com a mesma resolução daquelas obtidas com o radar de abertura sintética normal, essa técnica inovadora permite uma maior cobertura. Sem o HiSAR somente um pequeno segmento da cratera Menrva seria visível o contexto onde está inserida tal feição seria desconhecido.

Essa imagem cobre uma área de 850 quilômetros de altura e de 1500 quilômetros de largura.

Fonte:

http://photojournal.jpl.nasa.gov/catalog/PIA14541

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .