fbpx

Imagem da Cratera Rachmaninoff em Mercúrio é Verdadeira Aula de Geologia Sobre o Planeta

Essa imagem foi feita com a Câmera de Grande Angular, ou WAC da sonda MESSENGER e fornece uma aula sobre as feições encontradas na superfície de Mercúrio e sobre os processos geológicos que as formaram. As imagens mostram uma porção da cratera Rachmaninoff, uma bacia de duplo anel denominada assim em homenagem ao compositor russo do século 20, pianista e maestro, Sergei Rachmaninoff. Nessa região, nós podemos ver partes remanescentes de um anel de pico interno, com cavidades povoando o topo dos picos tanto nos anéis mais internos como nos mais externos também. Pode-se também ver a escarpa do anel principal da bacia começando no canto esquerdo da imagem e se estendendo para sudeste. O interior da cratera contém várias regiões com material de alta refletância, bem como vales poligonais chamados de graben, localizado perto do topo da imagem no centro da bacia. Os graben se formam por forças que agem empurrando e separando a superfície, essas forças extensionais são forças contrastantes com as forças contracionais tectônicas que nós normalmente vimos sobre todo planeta Mercúrio e podem estar relacionadas com o resfriamento das planícies suaves vulcânicas que cobrem o interior. 

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=775

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.