Que Distância Alcançou o Drive de Alan Shepard na Lua?

O astronauta da Apollo 14 Alan Shepard fez algo inusitado durante sua visita na Lua, jogou golfe e com isso se tornou o primeiro ser humano a jogar golfe em um outro mundo. Mas de quantos metros foi a sua tacada? Um físico tem a resposta.

Após dar sua segunda tacada, Shepard observou a sua bola viajando por milha, milhas e milhas. O astrofísico teórico Ethan Siegel pegou isso como um desafio e calculou quanto que a bola de golfe pode ter viajado em um ambiente de gravidade reduzida e sem o ar como é a Lua.

Ele descobriu que, assumindo que astronauta sabia como ajustar sua tacada para aproveitar as vantagens do ambiente lunar, ele poderia facilmente mandar a bola a uma distância de 2.5 milhas. Talvez o mais incrível seja que a bola ficaria no ar voando mais de 70 segundos antes de alcançar o alvo. Certamente Shepard não deu uma tacada tão perfeita para fazer com que a bola viajasse essa distância mas provavelmente ele estava certo em sua observação inicial de que a bola viajou milhas no espaço.

Considerando que a tacada mais longa já registrada foi a de Mike Austin em 1974 alcançando 515 jardas, Shepard certamente é o recordista mesmo que não oficial do mais longo drive da história. A ESPN canal especializado em esporte não poderia deixar isso de fora e montou um comercial com esse fato:

Fonte:

http://io9.com/5654009/apollo-astronaut-really-did-hit-lunar-golf-ball-for-miles-and-miles-and-miles?utm_source=io9+Newsletter&utm_campaign=3fa9ae90bd-UA-142218-29&utm_medium=email

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.