Quão Escuro Foi O Eclipse Total da Lua de 15 de Junho de 2011

O eclipse total da Lua de 15 de Junho de 2011 foi seguido fotometricamente a partir de uma montanha na Namíbia (16°21’47” E, 23°14’06” S, a uma altitude de 1834 m). Todas as magnitudes colocadas no gráfico foram padronizadas para uma massa de ar  de 1.0 de atmosfera Rayleigh, que não corrige a presença de aerossóis e nem as baixas altitudes da Lua durante a primeira hora do eclipse. Esse eclipse foi considerado central, pois a Lua viajou através do centro da umbra. Isso fez com que o eclipse se comparado com outros fosse mais escuro com a curva de luz atingindo um mínimo com magnitude de 0.35, implicando numa redução linear do brilho superior aos 120000. As linhas verticais coloridas determinam os seis tempos de contato do eclipse. A assimetria da curva de luz se comparada com as fases geométricas é provavelmente devido a uma combinação da topografia da Lua e das potenciais anomalias na sombra da Terra que serão posteriormente analisadas e publicadas.

Fonte:

https://lpod.wikispaces.com/June+17%2C+2011

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.