Quantas Estrelas é Possível Ver Numa Noite Clara?

Pergunte a uma criança quantas estrelas ela pode ver em uma noite clara, e a resposta será algo provavelmente pouco preciso e meio confuso, números como 200 e vinte e nove bilhões de milhões de milhares. Um adulto pode sugerir milhões com uma inflexão na voz para sugerir que é um número incerto e que pode ser que esse número seja maior.

Claro, a resposta real é na verdade um número bem mais baixo. Em uma noite clara, longe da cidade e sem lua, é possível que você possa observar algumas milhares de estrelas visíveis a olho nu. Com um telescópio decente  você poderia ver mais e claro que são, parafraseando o grande Carl Sagan, bilhões de bilhões de objetos no universo como um todo. Pergunte a um cientista ele lhe dirá que existem 10 bilhões de estrelas na Via Láctea e existe a possibilidade de existirem 10 bilhões de galáxias, o que dá como resultado o assustador número de 10 bilhões de bilhões de estrelas, ou um 10 seguido de 20 zeros.

Logicamente que existem bilhões de estrelas, mas que podemos ver é só uma pequena parte delas, mesmo porque boa parte só brilha em comprimentos de onda que o nosso olho não consegue captar. Uma resposta razoavelmente plausível seriam 6000 estrelas.

Fonte:

http://www.sciencebase.com/science-blog/how-many-stars-can-you-see.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo