Publicada A Primeira Imagem Feita Pelo Telescópio de Raios-X eROSITA

Hoje eu já trouxe aqui no blog que o Spektr-RG está a 1.6 milhão de quilômetros da Terra, e está caminhando para a sua órbita estável para começar para valer suas atividades científicas.

Agora eu trago para vocês algo inédito sobre essa missão. Essa imagem que vocês estão vendo aí do céu extragaláctico tem cerca de 1 grau quadrado em áreas e mostra dezenas de fontes de raios-X, que estão relacionadas principalmente com núcleos ativos de galáxias e quasares. A imagem está mostrando um intervalo de energia entre 0.5 e 2 keV, com um tempo de exposição de 2000 segundos. Os dados foram recebidos pelos consórcios russos e alemães do telescópio eROSITA.

O observatório espacial Spektr-RG foi injetado na órbita pelo foguete Proton-M com o booster DM-03 em 13 de Julho de 2019. O observatório inclui dois telescópios de raios-X, o ART-XC e o eROSITA, trabalhando com um princípio de incidência oblíqua. O telescópio russo ART-XC tem observado o centro da nossa galáxia, a Via Láctea.

Agora, a nave está a 1.614 milhão de quilômetros de distância da Terra e continua sua jornada até o Ponto de Lagrange L2 entre a Terra e o Sol, onde deve chegar no final de Outubro de 2019.

Fonte:

https://www.spacenewsfeed.com/index.php/news/3662-erosita-telescope-first-image

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo