Próximo Destino: Sinus Iridum

Realmente é fantástico, cinco sondas lançadas até a Lua em três anos. A última é a segunda sonda orbital chinesa, Chang’e 2, que foi lançada no dia 1 de Outubro 2010 e chegou na Lua em 6 de Outubro de 2010. A Chang’e 2 carrega uma câmera de mais alta resolução do que a Chang’e 1, que pode ajudar os cientistas chineses na proposta de escolher uma local de pouso para a sonda Chang’e 3 que deve pousar na Lua. Atualmente o local escolhido para o pouso da sonda chinesa é a Sinus Iridum (Baía dos Arco-Íris) em algum momento antes de 2013. Mas por que a Sinus Iridum? O mapa topográfico mostra que a área é bem plana e quase sem nenhuma feição que possa a atrapalhar o pouso da sonda. Contudo como a Narrow Angle Camera (NAC) da LROC continua nos mostrando é fantástico ver que em qualquer lugar da Lua existam regiões sem nenhuma feição.

A Sinnus Iridum é uma cratera de impacto preenchida que superpõe a Bacia Imbrium. Ela é distante de qualquer local de pouso da Apollo, sendo que o local da Apollo 15 é o mais próximo e está localizado a mais de 1000 km de distância. Os cientistas adorariam ter uma visão da química desses basaltos, quanto eles diferem dos basaltos encontrados pela Apollo 15 que estão do outro lado da Imbrium? Cadeias de montanhas enrugadas cruzam a cratera, e em alguns lugares famílias de rochas se amontanham nas cadeias. Será que essas rochas são resultado do intemperismo nas cadeias de montanha? Muitas crateras pequenas e de forma irregular marcam como pontos a Sinus Iridum, como elas se formaram?

Fonte:

http://lroc.sese.asu.edu/news/index.php?/archives/296-Sinus-Iridum-Next-Destination.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.