Prometeus Cria Listras nos Anéis de Saturno

O que causa essas estranhas listras negras nos anéis de Saturno? Prometeus. Especificamente, uma dança orbital envolvendo a lua de Saturno Prometeus cria essas listras negras e claras incomuns no Anel-F de Saturno. Agora, Prometeus orbita Saturno um pouco para dentro do fino Anel-F, mas toca a borda desse anel a cada 15 horas. A gravidade do satélite então puxa as partículas mais próximas do anel na direção dessa lua de 80 km de diâmetro. O resultado não somente é um feixe de partículas brilhantes do anel, mas também uma faixa negra que aparece onde as partículas deveriam estar normalmente. Pelo fato de Prometeus orbitar Saturno numa velocidade maior que as partículas, a lua puxa as partículas a cada passagem. Nessa imagem aqui reproduzida, várias dessas listras são vistas numa mesma foto. Essa foto foi feita pela sonda da NASA Cassini. O satélite Prometeus pode ser visto a esquerda.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap100802.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.