VISITE A SPACE TODAY STORE, A PATROCINADORA OFICIAL DO CANAL SPACE TODAY:

https://spacetodaystore.com

E a lista de coisas inéditas da missão Mars2020 do rover Perseverance não para de crescer.

Estamos ainda abalados, emocionados e absimados com o primeiro voo do Ingenuity em Marte, e sem deixar a gente descansar, vem o Percy e dá outra pedrada na gente.

Sua outra demonstração de tecnologia, o MOXIE, funcionou pela primeira vez em solo marciano e produziu oxigênio.

No dia 20 de abril de 2021, o Mars Oxygen In-Situy Resource Utilization Experiment, ou MOXIE realizou a sua tarefa principal.

A produção de oxigênio em Marte é um antigo sonho e pode facilitar e muito a viagem de astronautas para o Planeta Vermelho.

Com a habilidade de produzir oxigênio em Marte, não é preciso levar esse oxigênio da Terra, o que deixa a nossa nave mais leve e mais barata.

A atmosfera marciana é composta por 96% de dióxido de carbono, o CO2, o MOXIE trabalha separando o oxigênio do carbono, produz o oxigênio, e o monóxido de carbono, o lixo é emitido na atmosfera marciana.

Esse processo requer altas temperatruas, na casa dos 800 graus Celsius.

Para isso o MOXIE é feito de materiais tolerantes ao calor com partes impressas em 3D de níquel, uma fina cobertura de ouro reflete o calor infravermelho o que acaba protegendo até mesmo o PErseverance.

Nesse primeiro teste, o MOXIE produziu 5 gramas de oxigênio, o que daria para um astronauta respirar por 10 minutos em Marte.

O MOXIE passou por um período de aquecimento de 2 horas, e começou a produzir oxigênio a uma taxa de 6 gramas por hora.

Ele foi reduzido duas vezes durante o experimento para acessar o status do equipamento e depois de uma hora de operação ele produziu 5.4 gramas de oxigênio.

A ideia é que o MOXIE gere cerca de 10 gramas de oxigênio por hora.

Diferente do Ingenuity, o MOXIE será testado durante 1 ano marciano, a ideia é fazer 9 testes com o aparelho.

A produção de oxigênio acontecerá em 3 fases.

A primeira fase será a parte de checagem e caracterização das funções do instrumento.

A segunda fase será a de funcionar o MOXIE em diferentes condições atmosféricas, testando ele em diferentes momentos do dia marciano e em diferentes estações do ano em Marte.

E a terceira fase, será a parte de levar ao limite o MOXIE, onde serão tentados novos modos de operação, em diferentes temperaturas, temperaturas mais extremas.

O MOXIE não é somente o primeiro instrumento a produzir oxigênio em outro mundo, ele é o primeiro instrumento a usar recursos naturais de outro mundo para produzir algo que servirá para nós, seres humanos explorarmos e vivermos em Marte.

Que semana maravilhosa para o Perseverance e para a exploração humana de Marte, tivemos o primeiro helicóptero voando em Marte e a primeira vez na história que produzimos oxigênio em outro mundo.

Que momento especial estamos vivendo.

Fonte:

https://mars.nasa.gov/news/8926/nasas-perseverance-mars-rover-extracts-first-oxygen-from-red-planet/

#MOXIE #MARS2020 #SPACETODAY
Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.