Primeiros dados atmosféricos SAGE III liberados para uso público

Por: Ned Oliveira

Os primeiros dados atmosféricos do aerossol estratosféricos e outros gases, experimento III (SAGE III), um instrumento da NASA lançado para a Estação Espacial Internacional no início deste ano, está agora disponível para uso público.

Os dados, disponíveis através do Centro de dados Atmosféricos de Ciência da NASA , foram coletados de junho a agosto e incluem medidas de ozônio, aerossol e dióxido de nitrogênio.

Os cientistas estão lançando este conjunto de dados inicial, a fim de solicitar feedback da comunidade internacional de ciência atmosférica.

Para tomar medidas, SAGE III usa uma técnica conhecida como ocultação, que envolve olhar a luz do Sol ou da Lua ao passar pela atmosfera terrestre na borda ou membro do planeta. A estação espacial fornece um ponto de vista único a partir do qual tomar essas medidas. Esta versão inicial de dados é de medições de ocultação solar.

SAGE III é o último em um legado de instrumentos de Langley que remontam ao Medidor de Aerossol Estratosférico (SAM), que voou na missão Apollo-Soyuz de 1975. SAGE II, que estava operacional de 1984 a 2005, mediu declínios globais no ozônio estratosférico que mais tarde demonstraram ser causados ??por aumentos induzidos por humanos no cloro atmosférico. Os dados dele e outras fontes levaram ao desenvolvimento do Protocolo de Montreal sobre substâncias que empobrecem a camada de ozônio.

Após a passagem do protocolo, os dados SAGE II também forneceram provas fundamentais de que a camada de ozônio estava mostrando sinais de recuperação.

SAGE III, que foi lançado em 19 de fevereiro do Centro Espacial Kennedy na Flórida, continuará monitorando essa recuperação.

SAGE II monitorou apenas a estratosfera. SAGE III está monitorando tanto a estratosfera como a mesosfera, que é a camada diretamente acima da estratosfera. O ozônio na atmosfera superior atua como protetor solar da Terra, protegendo a superfície dos raios ultravioleta causadores de câncer e prejudiciais às colheitas. O aerossol atmosféricos contribuem para a variabilidade no registro climático.

SAGE III inclui um pacote de monitoramento de perturbações que detecta vibrações na estação. Para a versão atual, os dados que podem ter sido afetados por vibrações ou movimentos significativos não foram utilizados.

A equipe de ciência SAGE começará a lançar dados de ocultação lunar no final deste ano. Os dados de vapor de água não fazem parte desta versão inicial, mas estarão disponíveis em conjuntos de dados futuros.

Após esta versão inicial, os dados SAGE III serão divulgados mensalmente.

Fonte:

https://www.nasa.gov/press-release/langley/first-sage-iii-atmospheric-data-released-for-public-use

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.