fbpx

Primeira Imagem de TV de Marte Feita Pela Sonda Mariner 4

Uma máquina que traduzia dados em tempo real foi usada para converter a imagem digital da sonda Mariner 4 em números que foram impressos em tiras de papel. Muito ansiosos, para esperar pelo processamento final da imagem, os trabalhadores da Voyager Telecomunications Section no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, colaram essas tiras de papel uma do lado da outra de modo que elas formassem um painel e as coloriram manualmente como se fossem crianças. A imagem completa foi então apresentada ao diretor do JPL na época, Willliam H. Pickering. A sonda Mariner 4 foi lançada no dia 28 de novembro de 1964 e cumpriu uma jornada de 228 dias até chegar a Marte quando forneceu a primeira imagem colorida do planeta.

A conda carregava uma câmera de TV e seis outros instrumentos científicos utilizados para estudar a superfície e a atmosfera de Marte. As 22 fotos obtidas pela Mariner revelaram a existência de crateras parecidas com a da Lua e um terreno parecido com um deserto. Após completar a sua missão, a sonda Mariner 4 continuou na órbita de Marte, passando para o lado oposto do Sol. No dia 20 de Dezembro de 1967, todas as operações da sonda foram finalizadas.

Para mais informações visitem http://photojournal.jpl.nasa.gov/catalog/PIA14033 .

Fonte:

http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_1982.html

 

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .