Preparando-se Para o Trânsito de Vênus de 5/6 de Junho de 2012

O raro fenômeno do trânsito de Vênus em frente ao disco do Sol em 2004 foi um dos eventos astronômicos mais bem fotografados de toda a história da humanidade. Imagens de caráter científico e artístico inundaram a rede, os jornais, a TV, as revistas e todos os meios de comunicação das áreas onde o evento pôde ser observado, como a Europa, grande parte da Ásia, África e América do Norte. Cientificamente, os fotógrafos solares confirmaram que o chamado efeito da gota negra é na verdade muito mais relacionado com a claridade da observação da câmera ou do telescópio do que com a atmosfera de Vênus. Artisticamente, foram tantas imagens que invadiram a rede que elas foram divididas em algumas categorias para que melhor pudessem ser apreciadas. Um tipo de imagem registrou Vênus em frente do disco solar altamente detalhado.

Outro tipo registrou o que chamamos de dupla coincidência, ou seja, além de registrar o planeta Vênus cruzando o disco do Sol, conseguiu registrar outro objeto muito mais próximo como um avião e até mesmo a Estação Espacial Internacional.

Um terceiro grupo de imagens registrou o trânsito juntamente com uma bela combinação de nuvens, como a foto principal desse post que foi feita na Carolina do Norte nos EUA. Mas isso não é nada perto do que está por vir. Na terça-feira, dia 5 de Junho de 2012, às 19:09, hora de Brasília, começará o trânsito de Vênuis de 2012, um dos eventos astronômicos mais esperados dos últimos anos. Infelizmente no Brasil não teremos a oportunidade de observar o fenômeno ao vivo, tendo que recorrer ao mundo on-line, já que centenas de sites transmitirão o evento ao vivo pela internet. O máximo do fenômeno acontecerá às 22:29, hora de Brasília, e o final será a 1:49 já do dia 6 de Junho de 2012. Se preparem pois esse deve ser um dos eventos mais bem fotografados, divulgados e catalogados da história da astronomia, será somente o sétimo trânsito desde a invenção do telescópio, o segundo desde a invenção da internet, o primeiro da era das redes sociais e o próximo será somente em 2017.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap120603.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.