Preparando-se Para o Eclipse de 20 de Maio de 2012 – Eclipse Parcial Sobre a Baía de Manila em 2009

O que está acontecendo com esse Sol que está se pondo? Um eclipse! No começo do ano de 2009, a Lua eclipsou parte do Sol, e esse fenômeno pôde ser visto em partes da África, Austrália, e Ásia. Em particular, a imagem acima, foi feita desde um quebra mar mostrando o Sol parcialmente eclipsado sobre a Baía de Manila nas Filipinas. Em primeiro plano pode-se ver a silhueta do píer da região. Os chamados caçadores de eclipse, que cruzam o planeta atrás desse tipo de fenômeno, e os digamos, sortudos, que têm o privilégio desse fenômeno passar sobre as suas cabeças, registraram como sempre milhares de imagens interessantes do único eclipse anular daquele ano. Hoje (a noite no Brasil e de manhã em partes da Ásia) partes do Sol novamente serão encobertas pela Lua, no eclipse anular de 2012. Como em todo o eclipse do Sol, uma pequena parte da Terra poderá acompanhar o fenômeno em  toda a sua intensidade, enquanto que outras regiões terão que se contentar com um eclipse parcial. Infelizmente nós aqui no Brasil só poderemos acompanhar o fenômeno via on-line através de sites especializados como o www.slooh.com.

Fonte:

http://apod.nasa.gov/apod/ap120520.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.