Preparando a MAVEN Para Marte


O tanque de hidrazina propelente da MAVEN é mostrado na imagem acima antes de ser instalado na estrutura central da sonda MAVEN na sala limpa da empresa Lockheed Martin perto de Denver. O objetivo do programa Mars Atmosphere And Volatile EvolutioN, ou MAVEN, é determinar o papel que a  perda de gás atmosférico para o espaço tem nas mudanças climáticas que acontecem em Marte com o decorrer do tempo. A missão irá determinar quanto da atmosfera de Marte tem sido perdida com o decorrer do tempo medindo a atual taxa de escape para espaço, juntando informação suficiente sobre os processos relevantes permitindo que os dados possam então ser extrapolados no tempo.

Construída de uma composição de painéis comprimidos de alumínio colocados entre faces compostas de grafite, a estrutura como um todo pesa somente 275 libras. A MAVEN está programada para ser lançada em Novembro de 2013 e será a primeira missão devotada para entender a atmosfera superior de Marte.

Fonte:

http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_2225.html


Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.