fbpx
23 de fevereiro de 2024

Pouso Suave

Uma sonda tentando pousar em um terreno desconhecido precisa realizar uma manobra chamada de “deep throttling” uma etapa que permite que o veículo seja precisamente desacelerado para então realizar um pouso suave e controlado. A NASA e seus parceiros industriais vem demonstrando a capacidade desse tipo de motor de controle para ajudar a desenvolver um motor mais confiável e robusto que poderia ser usado para pousos de veículos de exploração espacial na Lua, em asteróides ou em outros planetas.

O Common Extensible Cryogenic Engine, também conhecido como CECE, recentemente completou a quarta e final série de teste fogo em um motor de foguete de 15000 libras de peso e conseguiu aumentar a capacidade de aceleração em 35% se comparada com os testes anteriores. Essa série de testes demonstra que esse motor poderia  ser confiável em um intervalo de 104% até 5.9%. Isso eqüivale a marca nunca antes alcançada de 17.6:1 de capacidade de “deep-throttling” tanto para aceleração como para desaceleração.

Fonte:

http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_1709.html

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo