fbpx

Por Dentro da Equação de Drake – Uma Entrevista Com Frank Drake


observatory_150105O vídeo acima mostra uma entrevista com Frank Drake – algumas vezes chamado de o pai da Pesquisa Pela Inteligência Extraterrestre – e foi gravada no ano de 2012, mas não foi lançada até agora para celebrar o começo do trigésimo ano do Instituto SETI. Como o entrevistador Andrew Fraknoi, disse, “Eu não acho que alguém teve uma conversa como essa gravada com Galileu, ou William Herschel, ou Edwin Hubble, mas eu tive com Frank Drake”!

Esse é um belo papo que alterna entre o trabalho atual de Drake com o SETI e a história de seu trabalho que o levou a formulação da famosa Equação de Drake. Fraknoi e Drake trocam ideias interessantes sobre o valor de N, que é o número de civilizações na Via Láctea que as emissões eletromagnéticas poderiam detectar.

Drake-Equation


A entrevista foi gravada em Junho de 2012, num evento chamado SETICon, que traz uma série de conversas, painéis e eventos apresentando cientistas, autores, futuristas e produtores de filmes.

Fraknoi é um professor de astronomia e também trabalha com a Astronomical Society of the Pacific e o artigo abaixo apresenta a Origem da Equação de Drake.


Fonte:

http://www.universetoday.com/108936/inside-the-drake-equation-a-chat-with-frank-drake/

alma_modificado_rodape105

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo