fbpx
27 de fevereiro de 2024

Comemorando 100 Anos da Chegada de Scott na Antártica MESSENGER Faz Imagem do Polo Sul de Mercúrio


No dia de hoje 17 de Janeiro, só que há 100 anos atrás, 17 de Janeiro de 1912, Robert F. Scott e a sua tripulação tornaram-se o segundo grupo de seres humanos a alcançarem o ponto de latitude 90? sul na Terra, perdendo a corrida até o polo sul para Amundsen. De maneira trágica, o Capitão Scott e seus quatro companheiros morreram na viagem de retorno do polo.

Em Mercúrio, o ponto de 90? sul está localizado na posição aproximada de 12 horas na parede interna inferior da grande cratera mostrada na imagem acima, a cratera Chao Meng-Fu.

Ernest Shackleton, outro explorador heroico da Antártica escreveu em seu diário em 1908: “Cabe a nós, poucos homens observarmos uma terra nunca vista anteriormente por nenhum ser humano, e foi cxom sentimento de intensa curiosidade, lógico misturado com um pouco de receio que observamos as novas montanhas surgindo da grande e incógnita terra que estava a nossa frente”. Sondas espaciais como a MESSENGER que está na órbita de Mercúrio dá continuidade ao espírito explorador exemplificado por Amundsen, Scott e Shackleton. E é com o mesmo sentimento de curiosidade que observamos novas paisagens se revelando para nós quase que diariamente por sondas robóticas espalhadas por todo o nosso Sistema Solar.

Fonte:

http://messenger.jhuapl.edu/gallery/sciencePhotos/image.php?page=1&gallery_id=2&image_id=735


Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo