A Exuberante Região do Polo Sul da Lua em 3D

Uma boa imagem estereográfica merece outra. Acima está uma visão 3D do topograficamente exuberante polo sul da Lua. Essa região é mostra realmente uma pequena porção do lado escuro da Lua que pode ser visto por nós aqui na Terra. Enquanto que o lado visível da Lua é dominado por grandes bacias de impacto preenchidas com lavas de mares, o lado escuro também possui bacias mas quase sem lavas de mares. A crosta do lado escuro da Lua é altamente povoada por crateras, do mesmo modo que o lado visível se aparentava a aproximadamente 3.9 bilhões de anos atrás, resultando do fim do processo de acresção que formou a Lua. Um fato interessante sobre essa região é que a parte do polo sul da Lua no lado visível está um pouco além do anel da imensa Bacia Aitken do Polo Sul e todas as crateras pré-existentes teriam sido destruídas ou soterradas pelo material ejetado no momento da formação dessa imensa bacia. Ainda assim a taxa de formação de crateras foi tão alta nessa região nesse tempo que inúmeras crateras surgiram. Assim, enquanto você espia essas profundas crateras tenha em mente que isso é como o lado visível da Lua se parecia também, ante da formação das grandes bacias Imbrium e Orientale e a subsequente inundação ocorrida nos mares.

Fonte:

https://lpod.wikispaces.com/February+12%2C+2012

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.