Imagens Mostram a Polarização do Céu Noturno Dentro e Fora das Cidades e Como A Poluição Luminosa Afeta Os Animais


Essas imagens em cores falsas comparam a polarização do céu numa noite em que a Lua estava quase cheia fora da cidade de Berlin (imagem à esquerda) e dentro da cidade (imagem à direita). Fora da cidade, como se pode ver, existe um padrão óbvio de polarização, mas dentro da cidade, percebe-se que esse padrão é totalmente perdido, devido aos efeitos da poluição luminosa. As duas imagens foram feitas da mesma área do céu, centradas na Estrela do Norte, para destacar somente a polarização os rastros das estrelas foram removidos

Acredita-se que certas espécies noturnas, como algumas aranhas e abelhas, tenham seus órgãos visuais baseados na iluminação da Lua para fazerem sua navegação, ou seja, esses animais usam a polarização da luz da Lua para poderem se locomover, caçar, esconder etc… Em áreas urbanas como não existe polarização, já que tudo se torna praticamente um ruído, esses animais têm todo o seu comportamento comprometido. O artigo abaixo traz  a pesquisa de forma completa e todos os detalhes desse belo e importante experimento. Essas imagens foram feitas no dia 2 de Novembro de 2011. 

Fonte:

http://epod.usra.edu/blog/2012/01/polarization-of-the-night-sky.html


Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.