Planicie Hellas em Marte

Essa imagem aqui reproduzida a partir da câmera denominada High Resolution Imaging Science Experiment ou HiRISE a bordo da sonda Mars Reconnaissance Orbiter da NASA cobre uma pequena porção no quadrante noroeste da Hellas Planitia em Marte. Com um diâmetro de aproximadamente 1400 milhas e com uma profundidade que atinge as mais baixas elevações de Marte, a Hellas é uma das maiores crateras de impacto do Sistema Solar.

A área possui uma grande quantidade de feições nada comuns, as quais se imaginava serem antigas devido a alta densidade da cratera. A cratera dentro da Hellas foi preenchida com material que pode estar relacionado a atividades vulcânicas no anel noroeste da bacia. Esse preenchimento pode também estar relacionado com a presença de água e de gelo. Contudo existem evidências de que o solo nessa região é rico em gelo.

A câmera HiRISE será usada para investigar essa região com um detalhe maior quando a bacia estiver livre da poeira atmosférica.

Fonte:

http://www.nasa.gov/multimedia/imagegallery/image_feature_1659.html

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.