Planetário Itinerante Visitará 78 Cidades de SP

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo começou nesta semana o projeto que pretende levar um Planetário Itinerante para 78 cidades do Estado.

Foram investidos 260 mil reais para levantar o projeto . O Planetário Itinerante vai beneficiar cerca de 500 mil pessoas pelos 78 municípios paulistas por onde passará.

Com o tema “Os astros vêm até você, planetário e cinema na Escola da Família”, o projeto Planetário Itinerante tem como objetivo atrair a curiosidade da comunidade sobre o universo, além de proporcionar diversão e lazer tanto para os alunos quando para os pais.

A região do Vale do Paraíba foi a primeira a receber as apresentações no último sábado (3). O Planetário passou por cinco escolas estaduais situadas nos municípios de Arapei, Bananal, São José do Barreira e Silveiras. No domingo (4), foi a vez de unidades localizadas nas cidades de Queluz, Piquete, Canas e Roseira. Depois do Vale do Paraíba, São Joaquim da Barra, Franca e Ribeirão Preto serão as próximas regiões a serem visitadas.

Até junho, o objetivo da Secretaria da Educação é que o Planetário Itinerante passe por 93 escolas estaduais participantes do programa Escola da Família. Os 78 municípios tem menos de 15 mil habitantes e foram selecionados a partir de critérios socioeconômicos, com a ideia de beneficiar as comunidades que carecem de bens culturais.

Cada escola receberá cinco sessões feitas aos finais de semana. Cinco planetários trabalham simultaneamente por meio de espetáculos cinematográficos e atividades que visam atrair o interesse do público pelo universo. As palestras abordam assuntos como as fases da lua, as principais constelações e o Cruzeiro do Sul.

Fonte:

http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/governo-de-sp-levara-planetario-itinerante-para-78-cidades-05032012-35.shl

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.