Pictor A: Jatos Espetaculares de Raio-X Apontam na Direção de Um Amplificador de Energia Cósmica

A imagem feita pelo Chandra da rádio galáxia Pictor A mostra um jato espetacular que emana do centro da galáxia localizado à esquerda e se estende por 360 mil anos-luz na direção do ponto quente brilhante. O ponto quente está localizado a 800 mil anos-luz (8 vezes o diâmetro da Via Láctea) de onde os jatos se originam. Acredita-se que o ponto quente represente a avanço da cabeça do jato, com um brilho ostensivo onde ele mergulha dentro do tênue gás do espaço intergaláctico.

Uma possível explicação para os raios-X é que as ondas de choque ao longo dos lados e da cabeça do jato de raio-X estão explodindo elétrons e possivelmente prótons a velocidades próximas da luz. Acredita-se que os jatos sejam produzidos por forças eletromagnéticas poderosas criadas pelo gás magnetizado que cai em forma de espiral na direção do buraco negro. Embora a maior parte do material caia dentro do buraco negro, alguma parte pode ser ejetada a velocidades extremamente altas. Campos magnéticos gerados por essas forças podem se estender a grandes distâncias e podem desse modo ajudar a explicar o fato dos jatos serem estreitos.

Fonte:

http://chandra.harvard.edu/photo/2000/pictor/

 

Sérgio Sacani

Sérgio Sacani

Formado em geofísica pelo IAG da USP, mestre em engenharia do petróleo pela UNICAMP e doutor em geociências pela UNICAMP. Sérgio está à frente do Space Today, o maior canal de notícias sobre astronomia do Brasil.

Veja todos os posts

Arquivo

Instagram

Error validating access token: The session has been invalidated because the user changed their password or Facebook has changed the session for security reasons.